“SEO pra cá SEO pra lá!” Afinal como utilizar de forma prática essa ferramente que pode ajudar seu site a chegar na primeira página do Google!
“Não posso dar a fórmula do sucesso, mas posso dar a fórmula do fracasso. É: tente agradar a todos!”
– Herbert Bayard Swope
Claro vamos imaginar que você tenha um pouco de experiência em Webdesign, um pouco de HTML e unas cositas más!
Pensando assim vamos ao que interessa! Mão na massa!
1. A Palavra-chave, escolha corretamente
Pode parecer um tanto repetitivo esse detalhe, mas pode ter certeza que é nisso que muitos erram.
E se está pensado que a palavra chave com maior busca é a correta “Pare”. Precisamos encontrar uma palavra que resolva o problema de quem a busca, compreende?
- Olha uma long-tail ali! “Whattt???” Long tail é uma palavra-chave de cauda longa, expressão de busca especifica pelo usuário realizada em mecanismos de busca como o Google que tem quatro ou mais termos como esse rs.
- Tente usar palavras bem especificas, direto ao ponto.
- Você conhece tudo sobre o nicho que está querendo ver na SERP, consegue imaginar todas as empresas que trabalham no mesmo mercado e quais palavras utilizam?
- Usa ferramentas de palavras-chaves? Tente escolher palavras que não tem grande concorrência mas que vão direto ao ponto.
Lembre-se a palavra que define seu nicho deve aparecer algumas vezes em seu site e não de forma aleatória, tem que estar devidamente em algum contexto.
2. Entre no seu buscador favorito. Claro o Google! Observe os primeiros resultados da sua busca. 🙂
Agora observando sua busca, percebe que o resultado tenta passar uma segurança ao buscador!
Tente se colocar no lugar da pessoa que busca sua empresa, seu site, seu negócio na web, as informações precisam estar claras e o Google entende quem tem o conteúdo mais completo e assim qual deve mostrar a seus usuários.
Aproveite a ajuda do Google! No final da página de busca aparece o resultado de outras buscas relacionadas a sua, abaixo do termo: “Pesquisas relacionadas a:”. Talvez esteja ai uma boa palavra para compor seu conteúdo!
3. Não, o nome do seu site não pode ser siglas!
“Ah, mais a 3S Mídia usa, por que eu não posso?” Bah Tche! Eu explico rs!
Logo no início do seu projeto seja um site para uma empresa já existente ou uma nova Start Up, na escolha da URL, link, domínio, etc, você precisa aproveitar essa chance de colocar um nome que tem tudo haver com seu negócio.
Exemplo: Se seu site vai vender crachás, tente comprar o domínio “crachas.com.br”, mas já existe o que eu faço? Tente um que seja próximo do produto que você vende, poderia ser “crachasdoneto.com.br”.
Evite nome muito longo, se possível inclua a palavra-chave do seu nicho em seu nome.
4. Continue sempre atualizando sua página. Ah vá! Achou que era só fazer uma vez só e pronto?
Lembrando que volume de texto não quer dizer bom conteúdo!
No começo desse post eu acreditei que você sabe um pouco de HTML, pois agora é a hora de usar. Para cada página existe o campo Title Tag e Meta Description, preencha esses campos utilizando palavras que compõem seu mercado e que você acredita que vão direcionar pessoas até seu site!
Reveja os conteúdos passados e confira se estão de acordo com que seu site diz ser! Encontrou textos velhos sem sentidos? Delete tudo e refaça, o Google entende que você está atualizando seu site com conteúdo que realmente importa e vai te ajudar a subir alguns degraus do ranking.
5. Quanto tempo meu conteúdo demora para indexar no Google?
Nosso querido Google criou uma ferramenta chamada Search Console, que vai te ajudar indexar mais rápido suas criações!
Temos experiência de caso para saber que antes dessa ferramenta nossos posts podiam levar semanas até a indexação. Contudo hoje com um bom empenho, podemos chegar rapidamente a tão almejada primeira página.
6. Seu site é Responsivo? Mobile-Friendly? Xiii!!
Parece uma coisa atual mas não é, seu site precisa estar incluído nessa realidade dos smartphones.
De acordo com pesquisas o Google priorizará sites otimizados para mobile, então não perca tempo otimize!
E parte dessa otimização é a velocidade com que seu site mobile abre suas páginas, tudo isso é levado em conta.
7.Suas imagens precisam de palavras-chaves, sabia?
Em meio as diretrizes do Google consta que suas imagens tem que ter por definição nomes que as correspondem.
Exemplo:
O nome desse arquivo se chama “pato-de-borracha-da-3s-midia.jpg” e seu código deve aparecer assim:
Então Title corresponde ao título da imagem e Alt o que a imagem realmente representa.
8. Relacione seus posts ou páginas umas com as outras
Sua página segue um tema principal, sendo assim todos os futuros posts podem ser lincados com o post principal do seu site.
Vamos imaginar que seu tema principal seja “criação de artes no Photoshop” Então todos os outros posts serão relacionados de uma forma estruturada para que quem vê outros posts sempre tenha um link para o post criação de artes no Photoshop.
Assim você fortalece e relaciona seu conteúdo, mostrando para o Google que você sabe muito sobre o assunto e deve ser mostrado a mais pessoas que buscam sobre isso.
9. Coloque links para outros sites
Fazer links internos em seus post é importante, mas também faz parte do processo direcionar as pessoas para fora do seu conteúdo.
Escolha bem links relacionados ao seu tema que sejam relevantes e que tenham autoridade no assunto.
Desta forma geramos uma ponte de conexão entre esses posts e isso também gera pontos em nosso ranking.
10. Coloque um campo para comentários em seu site
Essa ferramenta pode ajudar grandemente, as pessoas podem elogiar ou criticar suas postagens mas o importante é que estão comentando.
Isso gera interação até mesmo de pessoas desconhecidas que acabam respondendo uns aos outros, gerando um rankeamento quase que automático.
Considerações finais!
Todo esse trabalho pode levar tempo, mas é de extrema importância se você quer rankear sua página sem auxilio de ferramentas pagas!